segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Aquisição de materiais

Olá!
Essa semana realizamos a compra dos materiais necessários para que possamos adaptar as rodinhas a fim de funcionarem com segurança. Os materiais comprados foram:
- 2 envolucros de borrachas para cada rodinha
- durepox

Além disso, fizemos uma recapitulação sobre o que já realizamos ao longo do nosso projeto:
Carro de Bebê com Freio
Pensamos em adaptar um freio nas rodas de um carrinho de bebê para que em subidas ou descidas, fosse mais fácil parar o carrinho e até mesmo controlar a velocidade dele na descida sem maior esforço da mãe que o empurra ou quem quer que esteja guiando o carro.
Imaginou-se que o melhor método para que seja incorporado esse freio seria utilizando o conceito do já existente freio para bicicletas (pensou-se ou no freio V-Brake ou no Freio a Disco).
            A ideia é bem simples. Adaptar o sistema de freios já existentes no carrinho para que seu acionamento seja feito pelas mãos do usuário. Primeiro deve-se estudar como funciona a frenagem do carrinho.
           Após a constatação de que o carrinho tem seu movimento interrompido devido ao encaixe de uma peça posicionada no eixo entre as duas rodas do carrinho com uma peça localizada no centro de cada roda. Em função dessas informações é necessário alterar um pouco o esquema da parte interna da roda.
          Para o acionamento do freio, foi estudado o funcionamento do freio de uma bicicleta. A bicicleta tem seu movimento interrompido devido ao atrito de uma borracha que reveste uma peça que aperta o pneu de borracha. Para acionar tal sistema, o usuário deve pressionar uma alavanca posicionada no guidão. Ao acionar essa alavanca, um fio de aço que é ligado a essa alavanca numa extremidade e a outra extremidade é ligada a duas sapatas que reduzem a velocidade da bicicleta até o repouso.

Agora é necessário unir as duas partes.
DESAFIOS:
Para que a roda seja devidamente travada devemos alterar o desenho do freio. Com durepoxi, nós revestimos parte da região interna para podermos trabalhar com uma superfície mais uniforme. Feito isso, anéis de borracha devem ser usados para revestir a superfície do durepoxi que vai entrar em contato com o freio.
O freio também deve ser revestido por borracha para uma maior eficiência, durabilidade e simples manutenção.
Ao acionar a alavanca do freio o fio de aço é deslocado para cima e para acionar o freio do carrinho, devemos pressionar a peça no sentido oposto (para baixo). Portanto, o fio deve passar por baixo do eixo e puxar a peça para baixo.
Agora é necessário decidir por onde o fio de aço deve passar. Devido a questões estéticas e de praticidade, ele pode passar por dentro das hastes ocas do aço do carrinho. De maneira de que quando o carrinho for dobrado para transporte e armazenamento o cabo de aço não parta.

Feito isso e acoplado a maneta onde o responsável pelo carrinho guia o carrinho. Tudo deve funcionar de acordo com o planejado. 


Então, para a próxima semana resolvemos dividir o grupo, como sugerido pelos professores, sendo assim:
- Patricia e Ana Paula ficarão responsáveis para adaptar as rodas
- Paulo e Juscelino ficarão responsáveis pelo desenvolvimento do freio a cabo

Abraços, até a próxima aula.

Um comentário:

  1. Tudo muito bem relatado. Aguardemos os resultados dos trabalhos dos subgrupos na aula de hoje. Vejamos como ficaram as modificações feitas nos encaixes dos eixos das rodas.

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